terça-feira, 10 de maio de 2011

MOISÉS DE MICHELÂNGELO


O que mais me chamou a atenção nas aulas de história da arte, além do impressionante mundo dos artistas, foi a estátua de Moisés feita por Michelângelo. Não só a obra é bela, mas também a história dela.


Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Porque não falas? (Perché non parli ?)


Ao observar atentamente a estátua, pode-se verificar que Moisés possui um par de chifres acima os seus olhos, nascendo por baixo dos seus cabelos. Uma explicação para o sucedido poderá ser a tradução errada de karan em vez de keren que significa raios (de luz) em vez de cornos, feita por São Jerónimo para o latim.
Com 2,35 metros de altura foi feita em mármore de carrara e ficou pronta em 1515. Depois de sucessivas mudanças, terminou por ficar espremida num pequeno espaço na igreja de San Pietro in Vincoli em Roma a partir de 1545. Ela fazia parte de um grandioso projeto do Papa Julio II para seu túmulo na basílica de São Pedro que deveria ter dois andares e quarenta esculturas quando estivesse pronto.